quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

10 COISAS que todo mundo deveria saber sobre os gordos

1. Ser gordo não é um defeito, é uma característica. Assim como ser alto ou baixo, ter cabelo liso ou encaracolado. Tem gente que nasce magro e tem gente que nasce gordo. Algumas pessoas podem engordar no decorrer da vida devido a problemas de saúde, como distúrbios hormonais, ou emocionais, dentre tantos outros. Outras pessoas também podem emagrecer pelos mesmos motivos. E essa condição não desqualifica nem uma, nem outra.

2. Nem todo gordo é comilão. Todo mundo conhece algum magrelo que come, come e não engorda, não é mesmo? Pois é, existem gordos que comem pouco e não emagrecem. Agora me conta, se quem come muito e não engorda é “magro de ruim”, então quem não come muito e não emagrece é “gordo de bom”?

3. As pessoas pensam que o gordo é uma espécie de “lixeira”, que come sem se importar se a comida vai fazer bem ou não. Ser gordo nem sempre é ser devorador de comida trash, aquelas que todos dizem que fazem mal a saúde, como gorduras e doces. Sempre dizem que os gordos devem fazer reeducação alimentar, acusando-os de ter uma alimentação mal-educada.

4. Gordo não é preguiçoso. Conheço muitos que são super ativos e dão show de disposição! É verdade que muitos gordos realizam certas atividades com mais lentidão. Mas isso não é parâmetro para qualificá-los como preguiçosos. Preguiça é um termo que veio do latim pigritia”, e significa "aversão ao trabalho". Gordos também são trabalhadores.

5. Nenhum gordo gosta quando lhe dizem “Você tem um rosto lindo!”. É como se dissessem que todo o resto é um horror. Falar isso com um gordo é como mutilá-lo e posso te garantir que dói muito.

6. Você sabia que insistir para alguém emagrecer pode levá-lo a comportamentos pouco saudáveis? É o que revelou uma pesquisa da Universidade de Minnesota (EUA). Eu sou um exemplar dessa pesquisa. Quanto mais minha mãe, tios, primos, amigos, diziam para eu emagrecer, mais frustrada me sentia. E aquela frustração aumentava consideravelmente minha ansiedade. Então eu comia e chorava porque me sentia cobrada, fracassada e arrependida, mais uma vez, por não ter resistido a mais um chocolate.

7. Quando virem um gordo comendo uma coisa calórica não o critiquem. O gordo sabe a quantidade de calorias que um sorvete, por exemplo, tem. Mas todo mundo tem direito a tomar um sorvete, ainda mais nesse calorão. Você não está ajudando falando que sorvete engorda, só estará aumentando o seu sentimento de culpa e a sua frustração.

8. Nem todo gordo tem problema de saúde, assim como estar magro não é atestado de ausência de doenças, certo? Os gordos também não tratam a sua saúde com descaso. Eles se preocupam, vão ao médico, fazem check up e se cuidam!!! Gordos não são negligentes com sua saúde e nem relaxados com a sua aparência.

9. Os gordos não querem que o mundo seja dividido entre gordos e magros. O mundo é para ambos e todos devem ter os mesmos direitos. Eu, particularmente, não acho que tem que ter lojas especializadas para gordos. Acho que as lojas devem oferecer peças com numerações maiores e também menores. Assim, duas amigas, uma que veste 34 e outra que veste 46, podem ir fazer compras no mesmo lugar e saírem de lá cheias de sacolas.

10. Tem gordo que não quer emagrecer. E não é porque ele é fraco, sem força de vontade. Ele simplesmente se aceitou do jeito que é. Resolveu dar um basta a uma vida de frustrações, de dietas loucas e cruéis. E mais: Passou a se achar lindo!!! Se assumir gordo não significa que você não se cuida ou que não tenha vaidade. Se assumir gordo é se amar, se respeitar. É claro que todo mundo quer dar uma melhoradinha aqui e ali, seja gordo ou seja magro. Mudar, melhorar é sempre legal, mas sem jamais querer ser outra pessoa ou se enquadrar em um estereótipo. Pra quê querer ser igual a todo mundo se a sua beleza, o seu charme, o seu borogodó está justamente no que te difere dos demais, no que te torna único e exclusivo no meio de 7 bilhões de pessoas? Gordinhos assumidos pensam assim! Eu penso assim! Pronto! Falei! E quer saber? Tô leve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário