quinta-feira, 26 de junho de 2014

Exercitar é preciso!


Eu já contei aqui que eu sou Plus Size original de fábrica: nasci gorda e nunca soube o que é ser magra. Mas o fato de ser gorda não me atrapalhou em nada durante a minha infância. Acho que pelo fato de ser muito amada pela minha família, eu nunca me senti diferente ou inferior às outras crianças com quem convivia.

E como toda criança eu gostava de brincar de pique, de jogar e de praticar esportes na escola. Nunca fui uma “super atleta”, mas curtia uma movimentação. Sempre participava dos times estudantis e até ganhei medalhas. Já cheguei a carregar bola na mochila. Uma bola de meia que o meu pai fez pra mim. E sempre que eu tinha um intervalinho entre uma aula e outra era tempo pra uma partidinha de queimada.

Mas quando entrei na pré-adolescência todo o meu interesse por atividades físicas se foi... E a minha grande desmotivadora foi a própria professora de educação física da escola. Eu, que adorava jogar queimada nos intervalos, me vi excluída dos times que a professora montava. E sem falar nas críticas que ela fazia e que me deixava morrendo de vergonha na frente dos meus colegas. Situação perfeita para um adolescente né? Só que não...

Aí fui perdendo o interesse pelas atividades físicas. Fui desaprendendo a jogar. E encontrei outras coisas interessantes pra fazer durante as aulas de educação física. Acho que tive aula com essa professora uns cinco anos. Tempo suficiente pra minar em mim qualquer interesse por exercícios. Naquela época ninguém ainda falava em bulling. Hoje sabe-se que o bullying é considerado toda forma de agressão repetitiva, seja ela física ou verbal, sem motivo aparente, causando em suas vítimas consequências que vão desde o âmbito emocional até a aprendizagem. E era isso que a professora fazia comigo e com outros colegas.

Não acho que a professora teve essa atitude por maldade. Acho que foi por ignorância mesmo. E também por falta de sensibilidade e tato pra lidar com os adolescentes e com as diferenças. Eu também não sabia que o que ela fazia era errado. E pra me defender fui me afastando das aulas, dos esportes e da realização de exercícios.

E desde então, não consegui mais levar adiante a prática de qualquer tipo de atividade física. Começava e parava. Qualquer coisa era motivo pra faltar. E depois que começava a faltar não conseguia mais manter a regularidade e desistia... E quando o objetivo da atividade física passou a ser o emagrecimento a coisa ficou pior. A coisa virou tortura, virou martírio.

Hoje entendo que atividade física é necessária e que faz bem pra um tantão de coisas. E que o emagrecimento é apenas uma das consequências da realização de exercícios físicos. E depois que entendi a importância da prática de exercícios veio outra questão: Qual atividade física fazer se eu não gostava de nenhuma?

Comecei com caminhada. Não curti. Atividades coletivas como vôlei ou futebol, nem pensar! Era muito parecido com educação física. Fui fazer musculação, depois fui pra ginástica localizada. Não era bem o que eu queria. Pensei em dança. Porque amo dançar! Mas a vergonha não deixou. Fui pra água, porque gosto muito de água. Fiz Hidroginástica, Natação, Acqua Mix, mas se chovia ou se esfriava eu parava de fazer. Foi então que eu resolvi experimentar o Pilates e gostei! E tenho permanecido.

Talvez, você leitora não quer praticar exercícios porque já passou por alguma situação semelhante a minha. Ou talvez porque tem vergonha ou porque acha que as atividades físicas só servem pra emagrecer, e isso é muito difícil pra você. Então vou listar alguns motivos pra você se exercitar:

- Melhora da auto-estima e sentimento de bem-estar;
- Aumento da energia;
- Ajuda a construir e manter músculos;
- Melhora a flexibilidade e postura;
- Diminui o risco de doença cardíaca, diabetes do tipo 2, derrame;
- Ajuda a controlar a pressão sangüínea;
- Reduz a depressão e a ansiedade;
- Melhora o humor

Existem diversos tipos de exercícios físicos. E, se você não gostou desse ou daquele, continue experimentando. Assim como aconteceu comigo, uma hora você vai encontrar um que te agrade. Mesmo que demore um pouquinho a encontrar o seu tipo de malhação preferido, o importante é continuar buscando. E saiba que o melhor exercício que existe é aquele que fortalece o amor próprio. Então, bora malhar gente!!!

Por que eu escolhi o Pilates?

O Pilates dá ótimos resultados em pouco tempo: aumenta o tônus muscular (você fica durinha!) e a flexibilidade promovendo a mobilidade das articulações. Ajuda a alinhar a postura, trabalha a concentração e a respiração, resultando num equilíbrio entre corpo e mente.

Tantas vantagens se devem ao fato de ser uma atividade que se adapta às características de cada um. As sessões são individuais ou em grupos de quatro alunos, no máximo. O paciente recebe uma atenção especial e individualizada do fisioterapeuta e os resultados já aparecem em poucas sessões.

As aulas apresentam exercícios suaves e eficazes com poucas repetições de cada movimento e um grande repertório de exercícios. Sendo assim, as aulas são únicas e nem um pouco monótonas.

A fisioterapeuta Ana Flávia Ribeiro, do Espaço H2O, onde eu pratico Pilates, oferece uma aula experimental gratuita. Você pode agendar a sua aula pelo telefone (31) 9401-6832 ou (31) 3044-5344. O endereço é Rua Felipe dos Santos, 310, centro de Betim. Vale a pena conferir!


Curta também a minha página no facebook:
www.facebook/plussizepluslinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário